domingo, 25 de julho de 2010

CEL JOÃO ROSENDO FILHO

JOÃO ROSENDO FILHO, ingressou na Polícia Militar em 16 de janeiro de 1931, como soldado. Foi promovido a cabo em 2 de abril de 1934, por curso. Terceiro sargento em 13 de março de 1937, também por concurso foi promovido s 2º sargento a 27 de janeiro de 1947, foi transferido para a reserva remunerada no posto de 2º tenente, tendo sido promovido s 1º tenente, já na inatividade, em 22 de outubro de 1958. Em 18 de agosto de 1961, foi convocado para o serviço ativo da Polícia Militar. Participou das campanhas e combates em que esteve a Polícia Militar na década de 1930, pois em 1931, seguiu a Recife-PE, a fim de combater uma revolta que ali colidiu; em 1932, foi a São Paulo para enfrentar a chamada “Revolução Constitucionista”; e, finalmente, em 23 de novembro de 1935, deu combate a Intentona Comunista irrompida em Natal, terminada em 27 de novembro daquele ano.

No desempenho de suas funções ou ni cumprimento das missões que lhe foram confiadas no decorrer de sua vida na caserna, o policial militar João Rosendo Filho, como praça ou como oficial, houve-se com dignidade e correção, dedicando-se com afinco aos seus variados mistérios. Ressalte-se, por outro lado, que praticou a camaradagem na forma mais positiva, observando permanentemente, os sãos princípios que regem a vida em grupo e respondem pela coesos e pelo conceito da família policial-militar do Estado do Rio Grande do Norte nas fileiras da querida e amada Polícia Militar potiguar caracterizou-se, sem dúvida, por notável espírito de corpo e de amor à profissão. Na sua modéstia, no seu modo pronto de servir, na sua figura peculiar de comunicação e até porque representou uma figura cativa na escala de Oficial-de-Dia, fez-se conhecido, reconhecido e admirado, tanto na Corporação como fora dele.

Um comentário:

  1. João Rosendo Filho nunca passou de tenente. Portanto não existe esse coronel João Rosendo Filho na história da PM-RN. Deve ter sido mais um pequeno engano contido no livro ruas e patronos de Mossoró.

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES E NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES E NEWS
A SUA ENCICLOPEDIA DIGITAL, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

44 LINKS